O Brasil teve a tarde mais quente do ano nesta semana. Pelo menos, é isso que aponta o Climatempo.
O dia, em específico, foi 11 de setembro, na última quinta-feira, onde um município de Goiás, no Centro-Oeste do país, bateu recorde ao registrar a temperatura de 42,9°C.
Trata-se de São Miguel do Araguaia, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. A segunda maior temperatura do país também foi registrada em um município de Goiás, que leva o mesmo nome do estado. A cidade teve máxima de 42,4°C.
Alerta amarelo: chuva e ventos intensos atingem quase 50 cidades de MG; veja lista Confira como fica a previsão do tempo para o sábado (13) em BH
Até então, o recorde de temperatura do país pertencia à capital do Mato Grosso, Cuiabá, que registrou 41,4°C em 3 de novembro de 2024.
Veja quais regiões podem atingir 40°C ou mais neste fim de semana
Neste fim de semana, o calor deve predominar na maior parte do Brasil, com algumas regiões tendo registros acima dos 40°C.
Conforme o Climatempo, algumas cidades do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins devem superar a temperatura.
O fim de semana também será de muito calor nas regiões norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais, com temperatura entre 36°C e 39°C, especialmente no domingo.