Ouvindo...

Com tempo seco, incêndios se espalham em São Paulo

Para combater as chamas, governo aciona aeronaves das forças de segurança do Estado

Equipes combatem incêndio em vegetação de São Paulo

Após o registro de baixíssimos índices de umidade relativa do ar, incêndios se espalharam pelo interior de São Paulo e obrigaram o governo a deixar aeronaves das forças de segurança de prontidão. Nessa sexta-feira (13), o governo do Estado precisou acionar nove aeronaves para combater focos de incêndio em diferentes pontos. Sete helicópteros e dois aviões atuaram no combate às chamas em diversas regiões.

Entre as aeronaves estavam cinco helicópteros Águia da Polícia Militar, que atuaram nas cidades de Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro e Alto Alegre – além de um helicóptero da Fundação Florestal, em Cruzeiro, e uma aeronave particular, em Cajamar. Também participaram da operação outros dois aviões: um particular, que atuou em Caçapava, e outro contratado pela Semil, em Cajuru.

“Nesta semana estamos enfrentando o pior período da estiagem deste ano. Tivemos os dias mais secos e quentes, e isso aumentou o número de incêndios. Por isso, acionamos imediatamente o reforço aéreo para dar suporte no combate. Nosso objetivo é não permitir que os focos se alastrem e saiam do controle. Vamos manter apoio permanente até extinguir todos os incêndios no estado”, alertou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Ao longo desta semana, mais de 70% de São Paulo ficou sob alerta severo por conta dos baixíssimos índices de umidade relativa do ar, que podem atingir 12%. Especialistas afirmam que o ideal é que a umidade esteja próxima de 60%.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.