Ouvindo...

Trump vai punir mais ministros do STF?

Expectativa de aliados de Bolsonaro é que Magnitksy seja estendida a outros ministros, além de Moraes

Presidente americano, Donald Trump

A base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que a aplicação da Lei Magnitsky seja estendida aos ministros da primeira corte que acompanharam o relator Alexandre de Moraes, que já foi punido.

Entrariam na lista: Cármen Lucia, Flávio Dino e Cristiano Zanin, ficando de fora apenas Luiz Fux, que votou pela absolvição de Bolsonaro e se absteve de participar do cálculo da pena, após a condenação estabelecida pelos colegas.

Apesar do alarde entre os políticos, por que Donald Trump ainda não agiu? Alguns integrantes da base do ex-presidente acreditam que ele esteja esperando o acórdão, a publicação da decisão, que pode ocorrer em no máximo 60 dias. No entanto, existe a ala que espera uma ação do governo americano já nos próximos dias.

O movimento de Trump e os recursos da defesa com base no voto de Fux serão sinal verde para novas manifestações, já que os planos de protesto pró-Bolsonaro para este final de semana estão temporariamente suspensos. O único ato previsto, a princípio, é uma mobilização na porta do DF Star, neste domingo, aqui em Brasília, onde Bolsonaro estará internado para retirada de uma pinta.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.