Valdir Barbosa | Anvisa vai fiscalizar defensivos agrícolas para mais segurança ao consumidor

Objetivo é verificar se as fórmulas registradas estão sendo cumpridas fielmente, garantindo alimentos dentro dos padrões sanitários ideais para o consumidor

Exportadores também vão trabalhar mais seguros por terem certeza que os produtos embarcados estão de acordo com as normas químicas estabelecidas

Amigas e amigos do Agro!

Agora sim! A visita da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos fabricantes de defensivos agrícolas é um passo importante para dar ao consumidor segurança sobre os alimentos que ele consome.

Há comentários diversos sobre a aplicação de defensivos agrícolas, a maioria por desconhecimento, depreciando a imagem de um setor que coloca alimentos na mesa do brasileiro e tem participação de mais de 25% no PIB brasileiro.

Bom também para o produtor rural que vai ter mais credibilidade quanto ao aspecto sanitário positivo do que se produz no Brasil.

Leia também

Os exportadores também vão trabalhar mais seguros por terem certeza que os produtos embarcados estão de acordo com as normas químicas estabelecidas nos processos de registros vigentes.

Também serão fiscalizados os diferentes tipos de produtos formulados. Agora, é muito importante que a fiscalização sanitária em parceria com as polícias civil e militar permaneçam combatendo os insumos e agrotóxicos falsificados.

Agricultores franceses continuam protestando contra o acordo Mercosul e União Europeia. O movimento, que atingiu alguns portos importantes da França e também Paris, promete se fortalecer para quando houver a próxima reunião do Parlamento Europeu para referendar definitivamente o acordo que vai ser assinado, sábado, no Paraguai.

Ontem parte do movimento seguiu para Toulouse, cidade vizinha de Andorra bem próximo da divisa com a Espanha.

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...