Ouvindo...

Mutirão deve atender 1500 pacientes em Minas, diz ministro da Saúde

Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, Alexandre Padilha deu detalhes de ação do programa Agora Tem Especialistas que tem o objetivo de diminuir as filas de serviços especializados

“Agora tem Especialistas” é um programa do Ministério da Saúde que quer reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou em entrevista ao Jornal da Itatiaia que mais de 1500 pessoas serão atendidas em Minas, neste sábado (13), no segundo mutirão do programa Agora Tem Especialistas. São pacientes que já aguardavam na fila por cirurgias eletivas e exames e consultas especializados. “É o maior mutirão nacional já feito, pois serão vários serviços e procedimentos, em diferentes especialidades”, disse.

Ele explicou que a proposta do programa é usar a estrutura de hospitais universitários federais, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e que as pessoas são chamadas conforme ordem da fila já existente.

Nova vacina da dengue

O ministro também afirmou, na entrevista, que a vacina nacional contra a dengue, em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde, com o Instituto Butantan e uma parceira chinesa, deve ter as primeiras doses produzidas ainda este ano.

A expectativa de Padilha é de que um programa de imunização nacional já comece em 2026. “ A vacina atual, da qual compramos 90% das doses existentes no mundo, tem uma recomendação de uso mais restrita e é de duas doses, diferentemente desta que estamos desenvolvendo”, explicou.

Por enquanto, além da vacinação dos grupos convocados, as ações do governo nesta época do ano, de acordo com o ministro, são focadas na prevenção e monitoramento da disseminação do mosquito.

Visita a Minas

Padilha também adiantou que virá a Minas no dia 20 de setembro. A visita terá foco no Vale do Rio Doce, para onde o ministério fará repasse de bilhões de reais do acordo relativo ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. O valor será convertido, segundo o ministro, em melhorias na estrutura de saúde dos municípios atingidos.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.