Ouvindo...

Lula e presidente da Indonésia não mencionam morte de Juliana Marins em declaração

Presidente brasileiro recebeu Prabowo Subianto no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (9)

O presidente Lula ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto (esq.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, fizeram uma declaração à imprensa nesta quarta-feira (9) após uma reunião de cerca de 2 horas no Palácio do Planalto. Entretanto, os dois não mencionaram a brasileira Juliana Marins, que morreu após cair enquanto fazia uma trilha pelo vulcão Rinjani, no país asiático, no último mês.

Lula centrou seu discurso na comparação entre os dois países e na aproximação bilateral. O petista também reforçou às críticas ao unilateralismo nas relações internacionais.

“Brasil e Indonésia se opõem a classificações arbitrárias que desequilibram o comércio e aprofundam assimetrias entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento”, afirmou o presidente Brasileiro.

Ele também sinalizou que deve aproveitar sua ida à cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, em outubro, para fazer uma visita de Estado à Indonésia.

Prabowo, por sua vez, ressaltou o desejo de avançar na cooperação com o Brasil na área de defesa e em fechar acordos comerciais com o país sul-americano. Ele brincou ainda que deseja fazer uma “festa linda” pelo aniversário de 80 anos de Lula, durante sua visita a Jacarta, em outubro.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.