Ouvindo...

Lula diz que vai levar Janja para conversa que terá com Trump

Em resposta, a primeira-dama sorriu e fez sinal negativo com a mão; Lula pode falar com Trump nesta semana

A primeira-dama Janja e o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (29), que pretende levar a primeira-dama, Janja da Silva, para reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi dada durante a 5ª Conferência de Política para as Mulheres.

“Eu brinco muito com a Janjinha dizendo para ela que a Unesco já me deu uns 10 prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta Terra. E, quando eu for conversar com [Donald] Trump, eu vou levar ela”, afirmou Lula. A primeira-dama, por sua vez, brincou ao fazer o sinal negativo com a mão.

Leia também

Janja já foi alvo de duras críticas por seguir uma agenda própria e por participar de eventos com Lula, além de ter chamado a atenção do presidente chinês, Xi Jinping, ao afirmar que a rede social do país, TikTok, exerce influência negativa sobre crianças. À época, o caso inflamou a oposição.

A possibilidade de um encontro entre Lula e Trump aumentou na semana passada, durante o rápido encontro que os dois presidentes tiveram na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Trump afirmou que o encontro foi positivo e que eles tiveram “química excelente”. Ainda não há data marcada para a reunião.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.