Ouvindo...

Após denúncia de Felca, Lula diz que enviará ao Congresso projeto para regulamentar redes

Regulamentação é focada em crianças e jovens; objetivo é combater a chamada ‘adultização’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo vai enviar nesta quarta (13) ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar o funcionamento de redes sociais voltadas a crianças e adolescentes. O objetivo é combater a chamada “adultização”.

O tema criou força nas últimas semanas após denúncia de influencer. Lula deu a declaração durante entrevista para o jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews.

“Não vamos aceitar qualquer regulamentação. Vamos regulamentar porque é preciso. É preciso criar um mínimo de funcionamento de uma rede digital que fala com criança, adulto, velho, e ninguém assume responsabilidade”, afirmou Lula.

Leia também

A proposta está em discussão há dois meses na Casa Civil. De acordo com o presidente, ela será apresentada após reunião, marcada para as 15h desta quarta.

“Não dá para garantir tranquilidade das crianças que podem ser vítimas, como vimos na denúncia do Felca”, disse Lula.

Tema ganha força

Assuntos envolvendo pedofilia na internet tem ganhado força depois que o influenciador digital Felca fez, na semana passada, uma denúncia após observar o crescimento desse tipo de conteúdo nas redes sociais. Segundo ele, o assunto é “pouco falado por quem tem alcance”.

Após a publicação de vídeo, o assunto também entrou em discussão entre parlamentares no Congresso Nacional.

O youtuber fez um compilado, em um vídeo de 50 minutos, de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Ele mostrou na prática como o algoritmo funciona para entregar esse tipo de conteúdo para pedófilo, além de ter entrevistado uma psicóloga especializada para falar sobre o perigo da exposição para as crianças e adolescentes.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.