Ouvindo...

Lula diz que encontro com Trump parecia ‘impossível’, mas saiu satisfeito com conversa

Presidente afirmou que ficou satisfeito quando ouviu de Donald Trump que houve “química” entre os dois na ONU

Lula encerrou a missão na Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (24)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (24), que ficou feliz em encontrar Donald Trump na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e ouvir do seu homônimo nos Estados Unidos que houve “química” entre os dois. Segundo o petista, há muitos interesses em jogo para uma possível reunião bilateral com o republicano.

Em coletiva de imprensa no final da missão na ONU, Lula disse que o encontro com o presidente dos Estados Unidos “parecia impossível”. “Como eu acho que a relação humana é 80% química, e 20% emoção, acho que é muito importante essa relação”, afirmou o presidente brasileiro.

“Eu torço para que dê certo, porque Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Nós temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos, muito interesse no debate sobre a questão digital e a inteligência artificial. Nós temos muito interesse na questão comercial”, emendou o petista.

Segundo Lula, não há motivo para que as duas nações vivam em momentos de conflito. Ele afirmou que, durante o encontro de poucos segundos com Trump na abertura da ONU, disse ter muito o que conversar com o americano.

“Eu fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar. Quem sabe, dentro de alguns dias, a gente possa se encontrar e fazer uma pauta positiva entre Brasil e Estados Unidos. É isso que eu quero, e acho que ele também quer”, completou o presidente.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.