Lula diz que anistia 'é com o Congresso’ após aprovação de urgência

Urgência acelera análise da proposta, considerada prioridade pela oposição

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (18) que a discussão sobre a anistia não é atribuição do Executivo. “É com o Congresso Nacional”, respondeu ao ser questionado por jornalistas no Palácio do Planalto.

A fala ocorreu pouco antes de Lula participar de um evento para anunciar investimentos do Novo PAC, voltados a obras de drenagem e contenção de encostas.

Leia também

A declaração ocorre um dia depois de decisão da Câmara dos Deputados, que na noite de quarta-feira (17) aprovou a urgência para a tramitação do projeto de anistia. A medida acelera a análise da proposta, considerada prioridade pela oposição.

O projeto

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência para o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Com a aprovação — por 311 votos a 163 —, o texto poderá ser analisado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões. Houve 7 abstenções. Apesar do avanço, ainda não há consenso sobre o conteúdo final da proposta.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...