O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com ministros nesta quinta-feira (13) para debater segurança pública. O encontro, no Palácio do Planalto, acontece um dia após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB),
Participam da reunião o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; Rui Costa (Casa Civil); Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública); Fernando Haddad (Fazenda); Renan Filho (Transportes); Camilo Santana (Educação); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social); Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional); Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).
A tramitação da proposta
Por isso, Lula também busca ouvir ministros que já chefiaram os Executivos estaduais para discutir a estratégia que o Planalto adotará em relação ao tema.
Ontem, o relator da proposta, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que é secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo,
Um dos principais pontos atacados pelo governo foi a proposta inicial de que as operações da Polícia Federal de combate ao crime organizado nos estados dependeriam de aval dos governadores, além da equiparação de facções criminosas ao terrorismo.