Lucas Ganem aciona Justiça para tentar travar processo de cassação na Câmara de BH

A defesa do vereador ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) na última sexta-feira (50

Lucas Ganem (Podemos), vereador eleito de BH.

O vereador Lucas Ganem (Podemos) acionou a Justiça mineira para tentar barrar a tramitação do processo de cassação de seu mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Na última sexta-feira (5), o parlamentar ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A abertura de uma investigação que pode levar à cassação de Ganem foi aprovada por 39 votos no Legislativo, na última quinta-feira (4). O presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), não vota, e o próprio Ganem não esteve presente no dia da votação.

A acusação é de que o vereador, eleito com 10.753 votos, teria fraudado o domicílio eleitoral para disputar as eleições municipais de 2024. A denúncia foi protocolada na Câmara pelo advogado Guilherme Augusto Soares e aceita pelo presidente da CMBH.

Leia também

O documento afirma que Ganem, natural de São Paulo, nunca teria morado em BH, “tendo assim, ao que tudo indica, fraudado a sua declaração de endereço, forjando documentação nesse sentido unicamente para conseguir o deferimento de sua candidatura”.

Com o início das investigações, os vereadores sortearam três parlamentares para compor a comissão processante que vai apurar a denúncia: Bruno Miranda (PDT), escolhido como presidente; Edmar Branco (PCdoB), como relator; e Helton Junior (PSD).

A partir da primeira reunião do grupo, começará a contar o prazo de 90 dias para análise do caso e apresentação de um relatório final sobre o pedido de cassação, que será votado em Plenário.

Investigação policial

Ganem já é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) por suspeita de crime eleitoral durante o último pleito. A investigação aponta que o vereador teria transferido o domicílio eleitoral para a capital mineira no início de 2024, indicando um endereço residencial onde nunca teria morado: um imóvel no bairro Trevo, na Região da Pampulha.

A moradora da residência, consultada pela PF, afirmou que não conhece o parlamentar e que ele nunca morou no local.

A Polícia também aponta que Ganem renovou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo.

O vereador ainda responde a uma ação de impugnação de mandato, proposta pelo parlamentar Rubão (Podemos), primeiro suplente em caso de cassação.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...