Local de ato pró-Bolsonaro em Brasília segue vazio minutos antes de início do protesto

Cerca de meia hora antes do horário marcado por apoiadores do ex-presidente, espaço em frente ao Museu Nacional da República reunia poucos manifestantes

Espaço reservado para a manifestação em Brasília estava vazio minutos antes do horário marcado para o ato

Cerca de 30 minutos antes do horário marcado para uma manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, o espaço em frente ao Museu Nacional da República ainda reunia um público tímido neste domingo (30).

Presente no local, a reportagem da Itatiaia contabilizou cerca de 35 manifestantes no local por volta das 13h30. O ato está marcado para as 14h na capital federal e tem como pautas a aprovação de um projeto de lei (PL) pela anistia dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro e a soltura de Bolsonaro, que está em regime fechado há mais de uma semana.

Bolsonaro foi preso de forma preventiva em 22 de novembro. A detenção foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao entender que a tentativa do ex-presidente romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda configurava risco de fuga.

Na última terça-feira (25), o caso em que Bolsonaro e mais sete aliados foram condenados por golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito foi considerado encerrado na Suprema Corte e o ex-presidente começou, efetivamente, a cumprir sua pena de 27 anos e três meses de prisão. Bolsonaro cumpre pena na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, conforme determinado pelo relator de seu processo no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...