Ouvindo...

Itamaraty envia à Itália pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes

A PGR denunciou Tagliaferro por crimes que teriam sido cometidos enquanto ele ocupava cargo no gabinete do ministro do STF

PGR fez denúncia contra o ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro

O Ministério das Relações Exteriores enviou à Itália, nesta segunda-feira (25), pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro. Trata-se do ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Itatiaia confirmou a informação com fontes do governo brasileiro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Tagliaferro por crimes que teriam sido cometidos enquanto ele ocupava cargo no gabinete do magistrado da Corte.

Pela denúncia, ele teria cometido violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Leia também

No último dia 23, Alexandre de Moraes pediu a extradição do seu ex-assessor. A solicitação foi encaminhada ao Ministério das Relações Exteriores por meio do Ministério da Justiça.

Tagliaferro é suspeito de ter compartilhado, entre maio de 2023 e agosto de 2024, mensagens e informações sigilosas — incluindo petições e diálogos internos de servidores próximos ao ministro — com um veículo de mídia jornalística.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.