Ouvindo...

Haddad contradiz Edinho e nega intenção de ser candidato em 2026

Presidente do PT havia citado o ministro da Fazenda como um dos nomes do partido que teriam uma ‘missão eleitoral’ no ano que vem

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesta quarta-feira (27) que não tem intenção de disputar algum cargo nas eleições de 2026. Em entrevista ao portal UOL, o chefe da equipe econômica do governo Lula (PT) afirmou já ter comunicado sua decisão ao presidente nacional do PT, Edinho Silva.

“Eu continuo com a mesma opinião sobre 2026. Eu não tenho intenção, nesse momento, eu não tenho intenção de ser candidato em 2026. Já expressei isso para a direção do partido”, disse Haddad.

A negativa do petista contradiz uma declaração do próprio Edinho, no sábado (23), que citou o ministro como um dos grandes nomes do PT que teriam uma “missão eleitoral” a cumprir no próximo pleito.

Leia também

“Nossas principais lideranças terão que cumprir papel eleitoral. Nossas lideranças sabem disso. Não fizemos conversas específicas, porque nós temos muito o que avançar nas conversas, mas não tenho nenhuma dúvida que não só o ministro Fernando Haddad, mas todas as demais lideranças que hoje são reconhecidas pela sociedade, terão que ter missão eleitoral em 2026", destacou Edinho.

Haddad é cotado para disputar o governo de São Paulo ou Senado pelo estado no ano que vem, mas disse estar focado em entregar a reforma do Imposto de Renda, em tramitação no Congresso, para reduzir a desigualdade no Brasil.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.