Ouvindo...

Gleisi rebate Bolsonaro e diz que ex-presidente mente sobre críticas ao sistema eleitoral

Ministra das Relações Institucionais afirma que, ao contrário da esquerda, Bolsonaro tentou golpe contra eleição de Lula

A Ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta segunda-feira (14) às declarações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro sobre uma fala sua de 2018 a respeito do sistema eleitoral. Pela rede social X (antigo Twitter), Gleisi acusou Bolsonaro de mentir ao resgatar sua fala fora de contexto.

“Mente mais uma vez”, escreveu a ministra, em resposta ao ex-presidente.

No domingo (13), Bolsonaro publicou em sua conta uma crítica ao que chamou de “silêncio institucional” diante de manifestações de figuras da esquerda sobre as urnas eletrônicas. Segundo ele, quando fez comentários semelhantes sobre o sistema eleitoral nas eleições de 2022, acabou acusado de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Gleisi rebateu dizendo que há uma diferença fundamental entre os episódios:

“A principal diferença é que nós fomos buscar o direito na Justiça e Bolsonaro tentou dar um golpe contra a eleição de Lula.”

A fala da ministra reforça a estratégia do governo de deslegitimar as comparações entre questionamentos feitos pela oposição ao sistema eleitoral e a conduta do ex-presidente, que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal por sua atuação após o pleito de 2022.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.