Ouvindo...

Federalização da UEMG está ‘fora de questão’, afirma deputado da base de Zema

De acordo com o parlamentar, o governo de Minas e a base de Zema na Assembleia já perceberam que não há interesse do governo federal em receber a universidade

O deputado estadual Cássio Soares, da base de Zema na ALMG, descarta a federalização da UEMG

O deputado estadual governista Cássio Soares (PSD) afirmou, nesta terça-feira (17), que a federalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) está “fora de questão”.

A declaração aconteceu após uma audiência pública na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa (ALMG) sobre a valoração da Codemig e da Codemge, empresas que estão no rol apresentado pelo governo do estado como ativos que podem abater parte da dívida de Minas com a União.

De acordo com o parlamentar, o governo de Minas e a base de Zema na Assembleia já “perceberam” que não há interesse do governo federal em receber a universidade e que Minas Gerais ainda vai precisar ter uma “universidade pública forte, sobre os domínios do estado”.

Leia também

“Há uma inviabilidade da transferência dos ativos da UEMG para a União. Os valores de ativos significam quase um ano de custos que a UEMG tem. O governo federal hoje tá com um déficit fiscal gigantesco, tanto é que está propondo novos impostos para o país. Então, eu não percebo que a UEMG seja um ativo interessante para a União e nós aqui em Minas Gerais já percebemos que a comunidade mineira também não quer que a UEMG seja transferida para o Governo Federal”, argumenta Soares.

O deputado estadual ainda afirma que não é vontade do governo “entregar ativos sem necessidade para a União”. “Mas nós precisamos chegar nos 20%, que vai trazer o benefício do desconto dos juros para Minas Gerais”, conclui.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.