O deputado estadual governista Cássio Soares (PSD) afirmou, nesta terça-feira (17), que a federalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) por meio do
A declaração aconteceu após uma
De acordo com o parlamentar, o governo de Minas e a base de Zema na Assembleia já “perceberam” que não há interesse do governo federal em receber a universidade e que Minas Gerais ainda vai precisar ter uma “universidade pública forte, sobre os domínios do estado”.
“Há uma inviabilidade da transferência dos ativos da UEMG para a União. Os valores de ativos significam quase um ano de custos que a UEMG tem. O governo federal hoje tá com um déficit fiscal gigantesco, tanto é que está propondo novos impostos para o país. Então, eu não percebo que a UEMG seja um ativo interessante para a União e nós aqui em Minas Gerais já percebemos que a comunidade mineira também não quer que a UEMG seja transferida para o Governo Federal”, argumenta Soares.
O deputado estadual ainda afirma que não é vontade do governo “entregar ativos sem necessidade para a União”. “Mas nós precisamos chegar nos 20%, que vai trazer o benefício do desconto dos juros para Minas Gerais”, conclui.