Ex-governador de Tocantins, Moisés Avelino morreu neste sábado (27), aos 85 anos

Político que atuou na criação do estado do Tocantins estava internado em um hospital particular de Palmas para tratamento médico

Ex-governador Moisés Avelino morreu neste sábado (27), em Palmas

O ex-governador do Tocantins Moisés Avelino morreu, na madrugada deste sábado (27), aos 85 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pelo governo do estado, que decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento.

Em nota, o o governo ressaltou que Avelino foi “um líder que acreditou na fundação e no potencial do estado mais novo do país e lutou incansavelmente pelo desenvolvimento dos 139 municípios tocantinenses.”

O político estava internado em um hospital particular da capital para tratamento médico. Avelino fazia tratamento contra um câncer nos ossos desde 2019, quando se afastou de seu último mandato político, como prefeito de Paraíso do Tocantins. Ele deixa a mulher, três filhos, além dos netos.

Carreira política

Moisés Avelino, formado em medicina, foi governador do Tocantins entre os anos 1991 e 1994. Posteriormente, assumiu a prefeitura de Paraíso do Tocantins, entre 1983 e 1988 e novamente de 2013 a 2021. Além disso, foi deputado federal em 2006, tendo exercido o cargo entre 2007 e 2010.

Figura de destaque no movimento pela criação do Tocantins, na década de 1980, Avelino também presidiu a AMVAT (Associação dos Municípios do Vale do Araguaia). No governo estadual, priorizou a interiorização dos serviços públicos, com a expansão de políticas e atendimentos para além da capital.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...