‘Estou feliz porque Trump começou a reduzir taxações’, diz Lula

Declaração do presidente acontece após os EUA zerar sobretaxa de 40% sobre café e carne bovina do Brasil

O presidente Lula (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (20) a decisão do governo dos Estados Unidos de zerar a sobretaxa de 40% que incidia sobre alguns produtos brasileiros exportados para o mercado americano.

“Hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir umas taxações que ele tinha feito em alguns produtos do Brasil”, afirmou Lula durante um evento em São Paulo.

A declaração de Lula acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar um decreto que retirou a cobrança para a exportação de vários produtos agrícolas brasileiros, entre eles o café e carne bovina, dois dos principais itens do agronegócio brasileiro na relação comercial com os Estados Unidos.

Agora esses produtos não sofrerão mais sobretaxas impostas com o início do tarifaço. Segundo Trump, a decisão foi tomada após negociações com o governo brasileiro.

A ação reverte o decreto de 30 de julho, onde o republicano citava necessidade de “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” do governo brasileiro.

O novo decreto também prevê reembolso retroativo a 13 de novembro para exportadores dos produtos agora isentos. Naquela data, Trump já havia retirado as tarifas recíprocas de 10% aplicadas aos mesmos itens.

“Em meu entendimento, essas modificações são necessárias e apropriadas para lidar com o estado de emergência nacional declarado no Decreto Executivo 14323”, afirmou o presidente americano no documento.

Trump ainda citou as conversas particulares que teve com o presidente Lula, em especial o telefonema do dia 6 de outubro onde concordaram em negociar o tarifaço, como um dos fatores que contribuíram para ter novas informações sobre o comércio com o Brasil.

Leia também

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...