Jarbas Soares deve decidir sobre candidatura ao Governo de MG até março

Ex-procurador Geral de Justiça está sendo convidado por partidos e não descarta possibilidade de candidatar

Jarbas Soares

O ex-procurador Geral de Justiça de Minas Gerais (PGJ-MG), Jarbas Soares Júnior, decidirá até março se irá deixar o Ministério Público para ser candidato ao Governo de Minas. Com trânsito entre a direita e a esquerda, Jarbas tem sido sondado por várias legendas e correntes ideológicas para se filar e disputar o pleito. Soares chegou a ser convidado para se filiar ao PSD pelo ex-Ministro Gilberto Kassab e é figura bem quista no União Brasil e em partidos de centro-esquerda.

Ministério Público
Cumprindo ainda a função de procurador no Ministério Público de Minas Gerais, se for candidato, Jarbas deve se desincompatibilizar antes do prazo limite, que é abril. O ex-PGJ tem ouvido figuras políticas e sua decisão vai passar também por um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de quem é amigo, e que também é cotado para o cargo.

Jarbas tem conversado ainda com o Senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), com quem tem ótima relação pessoal. Os dois tem falado sobre matérias relevantes de interesse das instituições de justiça que tramitam no Senado Federal. Jarbas e Cleitinho podem estar juntos nas eleições deste ano, hipótese que seria admitida pelo senador.

“É muito difícil para mim sair do Ministério Público, sou feliz onde estou. Tenho recebido convites e não descarto a possibilidade de me candidatar. Continuar servindo Minas Gerais em outra função é algo instigante. Me faltam hoje algumas condições objetivas. A decisão não vai passar de 10 de março, não pretendo ficar mais tempo sem liberdade para os diálogos políticos necessários, caso seja esse o caminho a seguir ”, afirmou à coluna.

Jarbas Soares Júnior é natural de Montes Claros, região norte de Minas, é está no Ministério Público desde 1990.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...