Em resposta a Gilmar, Nikolas apresenta PEC para que Senado possa depor ministros do STF

Deputado quer manter prerrogativa dos senadores para abertura de processo de impeachment. Gilmar Mendes definiu a transferência da competência para a PGR

Nikolas anunciou projeto em resposta à decisão de Gilmar Mendes restringindo poder de senadores para depor ministros do STF

Nesta quarta-feira (3), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no Congresso Nacional para garantir que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) possam sofrer processos de impeachment a partir de uma iniciativa do Senado Federal. A medida é uma resposta instantânea à informação de que Gilmar Mendes, decano da Corte, decidiu que o afastamento dos magistrados só pode ser perpetrado via ação do procurador-geral da República (PGR).

Em nota enviada à imprensa, Nikolas disse que a decisão monocrática de Gilmar, oficializada na última terça-feira (2), representa uma invasão às prerrogativas do Senado Federal e classificou a medida como ‘ativismo judicial’.

A decisão de Gilmar Mendes foi tomada no âmbito de ações movidas pelo partido Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O ministro argumenta que a lei que permite o impeachment de membros do STF antecede a Constituição de 1988 em quase quatro décadas e é incompatível com a independência da Corte.

A deposição de ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes, é uma das pautas prioritárias de parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desde 2022 e se intensificou no ano seguinte. Até a decisão de Mendes, abrir um processo de impeachment dos magistrados era uma prerrogativa dos senadores.

Os bolsonaristas defendem que o Supremo age de forma política em julgamentos que condenaram milhares de manifestantes dos atos antidemocráticos que depredaram a sede dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023 e na decisão que culminou na pena de 27 anos e três meses de prisão de Jair Bolsonaro.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...