Ouvindo...

Em Contagem, Lula deve formalizar doação de terreno para campus do IFMG no Barreiro

Projeto será votado em segundo turno na Câmara de BH nesta quarta; se aprovado, Camilo Santana formaliza a doação na quinta e Lula - que não virá a BH - assina na sexta

Lula não estará em BH, mas também deve assinar a doação do terreno durante sua agenda em Contagem

O governo federal deve formalizar ainda nesta semana a doação do terreno destinado à construção do novo campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro, durante a agenda do presidente Lula em Contagem na próxima sexta-feira (29).

Antes, na quinta (28), o ministro da Educação, Camilo Santana, participará de um evento em Belo Horizonte e poderá assinar a doação do terreno, caso o projeto de lei que autoriza a construção da unidade seja aprovado em segundo turno na Câmara Municipal de BH, votação prevista para esta quarta-feira (27). A assinatura deve ocorrer em cerimônia na Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença do prefeito Álvaro Damião (União).

Lula não estará em BH, mas também deve assinar a doação do terreno durante sua agenda em Contagem, onde divulgará propostas selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas modalidades Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota, além de visitar as obras do Corredor da Avenida Maracanã.

Leia também

IFMG Barreiro

O terreno, com mais de 8 mil metros quadrados na avenida Waldyr Soeiro Emrich (Via do Minério), foi doado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que já havia enviado o projeto de lei à Câmara Municipal para viabilizar a construção. O investimento total será de R$ 30 milhões, integralmente custeado pela União.

O projeto tramita em regime acelerado e cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), permitindo flexibilizações no Plano Diretor da cidade exclusivamente para a construção do IFMG. Em contrapartida, estão previstas ações como oferta de cursos técnicos, geração de empregos e desenvolvimento local.

A nova unidade se somará às 17 já existentes em Minas Gerais e deverá atender mais de 1,5 mil alunos, oferecendo cursos nas áreas de Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.