Pesquisa PoderData: 39% acham o governo Lula pior que o de Bolsonaro

Diferença que chegou a ser de 15 pontos percentuais caiu em favor de Lula e agora entra em empate técnico

Avaliação do governo Lula melhorou após o tarifaço dos Estados Unidos

A pesquisa PoderData divulgada neste domingo (21) aponta que para 39% dos entrevistados o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é pior que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 38% preferem a gestão petista no Palácio do Planalto. Outros 22% consideram as administrações iguais, e 1% não souberam responder.

Na teoria, a preferência pelos governos resultou em empate técnico. A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 13 e 15 de dezembro, por telefone, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

O resultado é praticamente igual ao da pesquisa divulgada em setembro pelo PoderData, com a diferença de 1 ponto percentual na avaliação de quem acha o governo Lula pior. Ao longo dos últimos meses, a diferença na avaliação das gestões foi caindo até entrar em empate técnico.

Em junho, 45% dos entrevistados consideravam a gestão Lula pior do que a de Bolsonaro, enquanto apenas 30% consideravam melhor. Foi o maior intervalo percentual da pesquisa desde o início do terceiro mandato do petista. Agora, a diferença é a menor do ano.

Leia também

Desde então, Lula recuperou a diferença conforme notícias favoráveis ao governo eram divulgadas. A curva começou a cair em julho, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas de 40% sobre uma série de produtos brasileiros exportados para os americanos.

O fato foi usado pelo governo para reforçar a narrativa de que a família Bolsonaro estaria articulando contra o país em favor do ex-presidente, em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe. Na época, o então deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que estava nos Estados Unidos em contato com a Casa Branca, comemorou a medida.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...