Bloco do PSOL propõe candidatura de fundadora do partido ao Governo de Minas

Maria da Consolação, uma das fundadoras do partido em Minas e candidata a diferentes cargos nos últimos pleitos, se apresentou como nome para a disputa pelo Executivo Estadual em 2026

Discussões sobre as eleições em 2026 esquentam no PSOL mineiro

O Bloco Socialista do PSOL de Minas Gerais apresentou o nome de Maria da Consolação como nome para uma pré-candidatura do partido para disputar o Governo Estadual em 2026. Professora e uma das fundadoras da legenda, ela tem um histórico de participação nas últimas eleições no estado.

Maria da Consolação já concorreu a vereadora de Belo Horizonte nas duas últimas eleições municipais; a prefeita da capital mineira em 2016 e 2012; a deputada estadual em 2022; e a deputada federal em 2018.

Em publicação feita no Instagram na última terça-feira (6), Maria da Consolação convidou a militância do partido a endossar sua pré-candidatura ao Executivo Estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

A proposta do Bloco Socialista foi apresentada à direção do PSOL e da Rede, que compõem uma federação. Debates sobre a definição dos nomes lançados pelas legendas nas urnas devem acontecer já neste mês de janeiro.

PSOL na disputa por Minas

Na última grande disputa por um Executivo, o PSOL se alinhou ao PT para a formação de uma chapa com o deputado federal petista Rogério Correia e a deputada estadual psolista Bella Gonçalves na eleição pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2024.

No entanto, o PSOL tem um histórico de disputar o Governo de Minas com chapas puro-sangue. Em 2022, Lorene Figueiredo entrou na disputa com Ana Azevedo como candidata a vice. A campanha psolista terminou na quinta colocação, com quase 45 mil eleitores, 0,41% dos votos válidos.

Veja o histórico anterior do PSOL na disputa pelo Governo de Minas:

  • 2018: 5º lugar com a chapa de Dirlene Marques e Sara Azevedo (134 mil votos; 1,38% dos votos válidos)
  • 2014: 4º lugar com a chapa de Fidélis Alcântara e Victoria Mello (PSTU) (68 mil votos; 0,67% dos votos válidos)
  • 2010: 4º lugar com a chapa de Luiz Carlos Ferreira e Valdir Lopes Giácomo (33 mil votos; 0,33% dos votos válidos)
  • 2006*: 3º lugar com a chapa de Vanessa Portugal (PSTU) e Antônio Carlos Pimenta (60 mil votos; 0,62% dos votos válidos)

* Primeira eleição da legenda recém-fundada

Além da disputa pelo Executivo, em 2026 o PSOL aposta forte no Senado em Minas Gerais com a repatriação de Áurea Carolina. Pela legenda, a pré-candidata à Casa Alta do Congresso Nacional foi eleita vereadora de BH como candidata mais votada em 2016 e, dois anos depois, se elegeu deputada federal. Desde o fim de seu mandato em Brasília ela estava afastada das agendas eleitorais.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...