O Bloco Socialista do PSOL de Minas Gerais apresentou o nome de Maria da Consolação como nome para uma pré-candidatura do partido para
Maria da Consolação já concorreu a vereadora de Belo Horizonte nas duas últimas eleições municipais; a prefeita da capital mineira em 2016 e 2012; a deputada estadual em 2022; e a deputada federal em 2018.
Em publicação feita no Instagram na última terça-feira (6), Maria da Consolação convidou a militância do partido a endossar sua pré-candidatura ao Executivo Estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
A proposta do Bloco Socialista foi apresentada à direção do PSOL e da Rede, que compõem uma federação. Debates sobre a definição dos nomes lançados pelas legendas nas urnas devem acontecer já neste mês de janeiro.
PSOL na disputa por Minas
Na última grande disputa por um Executivo, o PSOL se alinhou ao PT para a formação de uma chapa com o deputado federal petista Rogério Correia e a deputada estadual psolista Bella Gonçalves na eleição pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2024.
No entanto, o PSOL tem um histórico de disputar o Governo de Minas com chapas puro-sangue. Em 2022, Lorene Figueiredo entrou na disputa com Ana Azevedo como candidata a vice. A campanha psolista terminou na quinta colocação, com quase 45 mil eleitores, 0,41% dos votos válidos.
Veja o histórico anterior do PSOL na disputa pelo Governo de Minas:
- 2018: 5º lugar com a chapa de Dirlene Marques e Sara Azevedo (134 mil votos; 1,38% dos votos válidos)
- 2014: 4º lugar com a chapa de Fidélis Alcântara e Victoria Mello (PSTU) (68 mil votos; 0,67% dos votos válidos)
- 2010: 4º lugar com a chapa de Luiz Carlos Ferreira e Valdir Lopes Giácomo (33 mil votos; 0,33% dos votos válidos)
- 2006*: 3º lugar com a chapa de Vanessa Portugal (PSTU) e Antônio Carlos Pimenta (60 mil votos; 0,62% dos votos válidos)
* Primeira eleição da legenda recém-fundada
Além da disputa pelo Executivo, em 2026 o PSOL aposta forte no Senado em Minas Gerais