Mais um líder mundial confirma ausência na Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro

Além de Vladimir Putin, líder chinês Xi Jinping também estará de fora do encontro

Encontro de autoridades globais acontece nos dias 03 a 5 de julho, o Rio de Janeiro

O governo da China confirmou nesta quarta-feira (2) que o presidente Xi Jinping não participará da cúpula do Brics, que será realizada entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A delegação chinesa será liderada pelo primeiro-ministro Li Qiang, que permanecerá no Brasil até o dia 8 e, em seguida, fará uma visita oficial ao Egito.

A ausência de Xi já era esperada pelo governo brasileiro. Antes de Xi, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também já havia confirmado que não participará da reunião e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Com a ausência dos líderes chinês e russo, considerados os dois nomes mais influentes do bloco, a cúpula pode ter impacto político menor do que o planejado. Além disso, outros participantes seguem indefinidos.

Leia também

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, não explicou os motivos da ausência de Xi. Esta será a primeira cúpula do Brics após o anúncio da entrada de 11 novos países no grupo, o que amplia o papel estratégico do bloco nas relações internacionais.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...