O governo da China confirmou nesta quarta-feira (2) que o presidente Xi Jinping não participará da cúpula do Brics, que será realizada entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A delegação chinesa será liderada pelo primeiro-ministro Li Qiang, que permanecerá no Brasil até o dia 8 e, em seguida, fará uma visita oficial ao Egito.
A ausência de Xi já era esperada pelo governo brasileiro. Antes de Xi, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também já havia confirmado que não participará da reunião e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
Com a ausência dos líderes chinês e russo, considerados os dois nomes mais influentes do bloco, a cúpula pode ter impacto político menor do que o planejado. Além disso, outros participantes seguem indefinidos.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, não explicou os motivos da ausência de Xi. Esta será a primeira cúpula do Brics após o anúncio da entrada de 11 novos países no grupo, o que amplia o papel estratégico do bloco nas relações internacionais.