Ouvindo...

Em primeiro evento após tarifaço de Trump, Lula usa boné com frase ‘O Brasil é dos brasileiros’

Frase foi criada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, em fevereiro

O presidente Lula durante evento no Espírito Santo nesta sexta-feira

No primeiro evento público após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai taxar em 50% os produtos brasileiros importados pelo país norte-americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu reforçar a estratégia de defesa da soberania nacional.

Em Linhares, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), Lula voltou a usar um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.

O acessório foi criado em fevereiro pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, para contrapor um modelo utilizado pela oposição com os dizeres “Make America Great Again” (Tornar a América grande de novo, na tradução em inglês).

À época, os parlamentares bolsonaristas comemoravam o recente retorno de Trump à Casa Branca e eram criticados por deputados da base do governo. O episódio ficou conhecido como a “guerra dos bonés”.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.