A reportagem da Itatiaia confirmou com exclusividade, junto ao advogado Fábio Pagnozzi, que a audiência de custódia da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) está marcada para esta sexta-feira (1º), em Roma. A parlamentar foi presa na noite de terça-feira (29), após quase dois meses como foragida, e está detida no presídio feminino de Rebibbia.
Durante a audiência, Zambelli será questionada sobre a possibilidade de retornar voluntariamente ao Brasil ou permanecer na Itália, o que abrirá o trâmite judicial da extradição. Caso opte por não voltar, o juiz decidirá se ela continua presa, vai para prisão domiciliar ou aguardará em liberdade enquanto o processo segue.
Em paralelo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe e tome providências sobre o processo de extradição. O governo brasileiro já formalizou o pedido para que a deputada cumpra a pena no Brasil.
Se a Justiça italiana aceitar o pedido, Zambelli ainda poderá recorrer e tentar cumprir a pena na Itália. Segundo advogados consultados e autoridades brasileiras, o trâmite completo pode durar de seis meses a um ano e meio.