Ouvindo...

Bolsonaro ignora médicos e confirma presença em ato pró-anistia em Brasília

Ex-presidente deixou o hospital no último domingo após 23 dias de internção para a realização de uma cirurgia no intestino

Bolsonaro durante ato realizado na avenida Paulista, em São Paulo

Mesmo com recomendação médica expressa para permanecer em repouso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que participará, nesta quarta-feira (7), do ato pró-anistia marcado para as 16h em Brasília. A manifestação, articulada pelo pastor Silas Malafaia, busca pressionar por perdão judicial aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A presença de Bolsonaro foi anunciada em vídeo divulgado por Malafaia, em que o ex-presidente afirma que “pretende estar lá” e acompanhar “o início da caminhada”. A decisão contraria orientação da equipe médica do Hospital DF Star, onde ele ficou internado por 23 dias e passou por uma cirurgia para tratar obstrução intestinal — mais uma decorrência do atentado a faca sofrido em 2018.

Leia também

“Orientamos que ele não participe presencialmente do ato”, afirmou Cláudio Birolini, chefe da equipe médica, após a alta. Segundo ele, o ex-presidente deveria seguir em dieta pastosa e repouso por pelo menos mais três semanas.

O ato marca uma mudança tática do bolsonarismo, que agora aposta em manifestações menores e mais próximas do público. Sem a grandiosidade dos palanques anteriores, o evento contará com apenas um trio elétrico, por onde circularão deputados como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Damares Alves (PL-DF), em interação direta com os manifestantes.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio