O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (13) que pretende convocar o deputado Euclydes Pettersen (Republicanos), para prestar esclarecimentos à CPMI.
“Já há um requerimento apresentado pelo relator, mas nós temos que ver a data que ele poderá vir porque neste ano já temos todo o calendário preenchido, mas se for necessário abriremos até uma pauta extra”, afirmou o presidente.
Viana também disse que novos políticos devem aparecer nas investigações e que as investigações estão alcançando integrantes do “primeiro escalão”.
“Outros nomes aparecerão, as investigações caminham para o favorecimento de outros parlamentares envolvidos e naturalmente eles também terão que prestar esclarecimentos”, complementou o presidente.
Nesta quinta-feira (13), Pettersen foi alvo de uma nova fase de Operação Sem Desconto, que tem o objetivo de investigar as fraudes e descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.
Segundo apurou a Itatiaia, Pettersen, que é presidente do diretório estadual do Republicanos em Minas, foi alvo de busca e apreensão.
Em nota, o parlamentar disse receber a ação com “serenidade e respeito às instituições” e negou relação com o esquema investigado.
Além do deputado mineiro, a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado estadual do Maranhão, Edson Cunha de Araújo (PSB).
Também foi alvo o ex-ministro da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PL), José Carlos Oliveira. A reportagem tenta contato com as defesas dos investigados. O espaço segue aberto para manifestação.