A presidente da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara, deputada Dandara (PT-MG), disse nesta segunda-feira (10) que a defesa do meio ambiente tem que estar ligada à proteção das comunidades tradicionais.
Em entrevista à Itatiaia, durante a COP 30, em Belém (PA), a petista afirmou que as medidas de financiamento para preservação das florestas também considerem as populações locais.
Leia também:
COP 30: cientista diz que é ‘quase inevitável’ aquecimento global ultrapassar 1,5°C COP 30: Ministério vai lançar guia de resposta a catástrofes climáticas Xacriabá chama Nikolas de ‘negacionista climático’ ao falar sobre o PNE
“Quando você acha que defender a floresta é defender só a árvore e não defender quem está ali, os extrativistas, as pessoas que moram naquele território. Quando o fundo de preservação desconsidera os pescadores e quer olhar só para o rio, sendo que os pescadores se alimentam dos rios e precisam também do rio para sobreviver. Então nós queremos que todo o financiamento colocado para a preservação das florestas também considere a proteção das pessoas que moram na floresta”, destacou.