Deputada afirma que defender floresta ‘não é só defender árvore e rio’

Dandara, que é presidente da Comissão da Amazônia, reivindica orçamento para preservar as comunidades

A deputada Dandara (PT-MG)

A presidente da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara, deputada Dandara (PT-MG), disse nesta segunda-feira (10) que a defesa do meio ambiente tem que estar ligada à proteção das comunidades tradicionais.

Em entrevista à Itatiaia, durante a COP 30, em Belém (PA), a petista afirmou que as medidas de financiamento para preservação das florestas também considerem as populações locais.

Leia também:

“Quando você acha que defender a floresta é defender só a árvore e não defender quem está ali, os extrativistas, as pessoas que moram naquele território. Quando o fundo de preservação desconsidera os pescadores e quer olhar só para o rio, sendo que os pescadores se alimentam dos rios e precisam também do rio para sobreviver. Então nós queremos que todo o financiamento colocado para a preservação das florestas também considere a proteção das pessoas que moram na floresta”, destacou.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...