COP 30: Ministério vai lançar guia de resposta a catástrofes climáticas

Segundo a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, material será distribuído para prefeituras

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, disse nesta segunda-feira (10) que a pasta lançará na próxima quarta-feira (12) um guia de resposta a catástrofes climáticas. A publicação, que será anunciada na COP 30, em Belém (PA), vem após cidades do Paraná terem sido atingidas por um tornado na última sexta-feira (7).

Em entrevista à Itatiaia, Macaé afirmou que o guia será voltado para profissionais da defesa civil e da assistência social dos municípios e trará orientações sobre como deve ser o trabalho desses agentes em resposta a eventos climáticos extremos.

“A nossa prioridade é como acolher, nos momentos de crise, quando tem grandes acidentes, tragédias, como que você garante a salvaguarda das pessoas idosas, de crianças e adolescentes, como que você cuida e atende pessoas com deficiência”, explicou.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...