O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (10), que os moradores de Rio Bonito do Iguaçu pagarão o valor simbólico de R$ 1 nas próximas três contas de água. A cidade foi a mais devastada por um tornado, que passou pelo estado na última sexta-feira (7).
“Vamos cobrar essa tarifa simbólica porque a legislação exige algum tipo de pagamento pelo serviço. Então, esse valor será de R$ 1 nos próximos três meses, até que a gente consiga ver como é que vai conduzir a normalidade da cidade”, explicou o governador.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ainda anunciou que não haverá cortes no abastecimento de água, por inadimplência, na cidade, nos próximos três meses.
A Sanepar ainda tem fornecido copos com água potável em diversos pontos do município, e disponibilizou um caminhão hidrojato para o auxílio de limpeza de vias públicas da cidade.
Tornado deixou mais de 1 mil desabrigados no Paraná
A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná.
Somente em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal. O município que conta com uma população de 14 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ratinho Jr. anunciou neste sábado (8) que uma força-tarefa foi criada para reconstruir as residências e prédio públicos em Rio Bonito do Iguaçu. 90% dessas edificações do município foram afetados pelo tornado no Paraná.
Com a previsão de novos temporais para a região, a partir de quinta-feira (13), o governo do Paraná anunciou nesta segunda que o atual foco de atuação em Rio Bonito do Iguaçu é a construção de casas, para que a população possa estar abrigada, em caso de chuvas fortes.