O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é melhor do que o de Jair Bolsonaro (PL) em relação à Justiça e ao combate à corrupção. A avaliação é da pesquisa Latam Pulse, iniciativa conjunta entre os institutos AtlasIntel e Bloomberg, divulgada nessa quinta-feira (28). A pauta era defendida extensivamente por Bolsonaro durante sua gestão à frente da Presidência da República.
Dos entrevistados, 52% apontam que o governo do petista é melhor do que o de Bolsonaro nesse aspecto, enquanto 44% dizem que ele é pior. Ainda, 5% não souberam responder ou consideraram as duas gestões como iguais.
Apesar da escalada de tensão com os Estados Unidos e o tarifaço imposto por Donald Trump, a gestão de Lula também é melhor avaliada do que a de Bolsonaro em relação às relações internacionais e ao comércio internacional, sendo apontada como melhor do que a do ex-presidente por 56% e 55% dos entrevistados, respectivamente.
De 18 áreas investigadas pelo levantamento (veja abaixo), apenas três foram consideradas piores no governo Lula do que no de Bolsonaro – impostos e carga fiscal, considerada pior por 48%, responsabilidade fiscal e controle de gastos, considerada pior por 46%, e segurança pública, considerada pior por 44%.
Pesquisa Latam Pulse
Aprovação de Lula caiu em agosto
Apesar disso, a melhora no índice de aprovação de Lula registrada em julho caiu em relação a agosto, ainda conforme a pesquisa, caindo de 50,2% para 47,9% no período. A desaprovação do governo Lula flutuou para cima neste mês e chegou a 51% (antes era 49,7%). A pesquisa, feita entre os dias 20 e 25 de agosto, contou com 6.238 respostas por meio do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.