Cleitinho questiona Gilmar Mendes e propõe PEC para barrar decisão do STF

Senador defende maioria simples para admissibilidade de denúncias contra ministros

O senador Cleitinho (Republicanos-MG)

O Senador Cleitinho, nesta quarta-feira (3), criticou a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que restringiu à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de denúncias contra magistrados da Corte. O parlamentar afirmou que a medida interfere nas prerrogativas do Senado.

“Pode pegar uma chave aqui e trancar o Senado, porque a nossa prerrogativa acabou. Nem denunciar a gente pode. Quem vai denunciar agora? A PGR? Sabe o que o ministro Gilmar Mendes fez aqui? Ele legislou, inclusive em causa própria, na cara dura!” declarou Cleitinho.

Leia também

O senador apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2025), que prevê que a admissibilidade de pedidos de impeachment de ministros do STF seja decidida por maioria simples no Senado. Segundo ele, a iniciativa busca fortalecer os instrumentos de controle institucional da Casa.

Cleitinho também cobrou uma manifestação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, classificando a decisão de Gilmar Mendes como um “tapa na cara” do Congresso e da população brasileira.

“Espero, com toda a humildade, que o nosso presidente do Senado possa se manifestar. Muitas pesquisas já mostram que senadores independentes, sem rabo preso, podem estar aqui em 2027", afirmou.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...