Ouvindo...

Cleitinho critica aumento de deputados e pede veto de Lula ao projeto

O Congresso aprovou projeto que aumenta número de deputados para 531. Texto foi encaminhado para sanção presidencial

Senador Cleitinho no estúdio da Itatiaia, em Brasília

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou o projeto aprovado no Congresso Nacional que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. “Qual o sentido de aumentar deputado? A próprio Congresso Nacional está cobrando do governo, pedindo para cortar gastos”, pontuou ele.

A declaração foi dada nesta terça-feira (1º) em entrevista à Rádio Itatiaia.

No último dia 25, a Câmara dos Deputados finalizou a votação e aprovou uma emenda feita no Senado sobre o projeto que aumenta número de deputados. Dos 53 representantes de Minas Gerais, 39 votaram sim a emenda. Apenas 2 votaram não - nem todos os deputados estiveram presentes na votação. A proposta agora aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mais cedo, pelas redes sociais, Cleitinho publicou vídeo pedindo que Lula vete a medida.

Leia também

A votação

O texto foi inicialmente aprovado pela Câmara no dia 6 de maio e seguiu para o Senado, onde recebeu modificações. Na noite da última quinta-feira (25), o Senado aprovou a proposta por 41 votos a favor e 33 contra, com uma emenda que limitou os gastos adicionais com a ampliação do Legislativo. Nessa etapa, apenas o senador mineiro Cleitinho (Republicanos) se posicionou contra a medida; Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (Podemos) votaram sim.

Quando foi analisado pela Câmara pela primeira vez, em maio deste ano, o projeto previa um impacto estimado de R$ 64,6 milhões aos cofres públicos com a criação das novas cadeiras. No entanto, emenda do deputado Alessandro Vieira (MDB-SE) proibiu qualquer aumento de despesas, inclusive verbas de gabinetes e cotas parlamentares, passagens aéreas e auxílio moradia.

Com isso, deverão ser mantidos os valores correspondentes ao exercício de 2025. A regra vale para a legislatura que se iniciará em 2027.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.