A
Foi lida a comunicação da Presidência da Casa durante a reunião ordinária do Plenário informando a apresentação do nome do parlamentar, por meio do requerimento 12.678 de 2025, que
Também foi designada a Comissão Especial para emitir parecer sobre a escolha, após sabatina do deputado.
Bloco Minas em Frente (BMF)
- Efetivo: deputado Cassio Soares (PSD); suplente: deputado Gil Pereira (PSD)
Bloco Avança Minas (BAM)
- Efetivo: deputado Noraldino Júnior (PSB); suplente: deputado Charles Santos (Republicanos)
- Efetivo: deputado João Magalhães (MDB); suplente: deputada Carol Caram (Avante)
Bloco Democracia e Luta (BDL)
- Efetivo: deputado Ulysses Gomes (PT); suplente: deputado Professor Cleiton (PV)
Bancada do PL
- Efetivo: deputado Bruno Engler; suplente: deputada Marli Ribeiro.
Conforme apurou a Itatiaia, o segundo candidato à vaga, deputado estadual Sargento Rodrigues (PL), desistiu de concorrer na noite de quarta-feira (9), em mensagem encaminhada aos colegas parlamentares. O prazo para inscrições terminou ontem.
A candidatura de Alencarzinho, como é conhecido o deputado estadual, foi apresentada no último dia 2, com requerimento assinado por 73 colegas parlamentares. Apenas três deputados – Sargento Rodrigues, Bella Gonçalves (PSOL) e Carlos Henrique (Republicanos) – não assinaram, além do presidente da Casa, Tadeu Martins (MDB).
A vaga, que é a primeira de três disponíveis, está aberta desde a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro José Alves Viana, em abril de 2024. Para as demais, são cotados Ione Pinheiro (União Brasil), Gustavo Valadares (PMN), Sargento Rodrigues, Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT) e Arnaldo Silva (União Brasil).