Bolsonaro passará por novo procedimento para tratar soluços nesta segunda-feira (29)

Intervenção médica será feita após episódios que elevaram a pressão arterial

Bolsonaro vai passar por nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por um novo procedimento médico nesta segunda-feira (29) para tratar das crises persistentes de soluços. Segundo os médicos que o acompanham no Hospital DF Star, em Brasília, está previsto o bloqueio do nervo frênico esquerdo, indicado quando os soluços não melhoram com medicamentos.

Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal (24) , após passar por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral no Natal (25). No domingo (28), ele teve uma nova crise de soluços durante a noite e apresentou aumento da pressão arterial, mas o quadro foi controlado e ele está estável, conforme o último boletim médico divulgado.

Leia também

No sábado (27), os médicos já haviam realizado o bloqueio do nervo frênico do lado direito. De acordo com a equipe médica, os dois lados não podem ser tratados ao mesmo tempo por risco de problemas respiratórios. A decisão pelo novo procedimento foi tomada depois de crises intensas que chegaram a atrapalhar o sono do ex-presidente.

Segundo os médicos, o procedimento anterior ocorreu sem complicações e durou cerca de uma hora. A equipe vai avaliar a resposta clínica após o bloqueio desta segunda-feira antes de definir os próximos passos do tratamento.

A previsão é de que Bolsonaro permaneça internado por mais alguns dias. Após o procedimento, ele deve ficar em observação por pelo menos 48 horas. Se não houver intercorrências, a alta hospitalar pode ocorrer na sequência.

Durante a internação, o ex-presidente seguirá com fisioterapia, prevenção de trombose e cuidados clínicos gerais.

A cirurgia de hérnia foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após pedido da defesa. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que os soluços continuam sendo uma das principais queixas de saúde de Bolsonaro durante a internação.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...