Ato contra PL da Dosimetria reúne manifestantes no Centro de BH

Milhares de pessoas participam de ato na Praça Raul Soares, na manhã deste domingo (14), contra proposta aprovada na Câmara dos Deputados

Manifestantes se reúnem na Praça Raul Soares, no Centro de BH, contra aprovação do PL da Dosimetria

Manifestantes se reúnem neste domingo (14), na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, para protestar contra a aprovação do projeto de lei da Dosimetria.

“É um repúdio ao que foi aprovado no Congresso. Eles chamam de dosimetria, mas, na verdade, é uma tentativa de anistia para os golpistas e para a família Bolsonaro. É um ato contra o Congresso inimigo do povo, que aprova, nas madrugadas, pautas do centrão e da extrema-direita”, afirmou Jairo Nogueira, presidente da CUT-MG.

Os manifestantes levaram bandeiras do PT e do PCdoB, além de faixas com críticas ao governador Romeu Zema (Novo) e ao Congresso Nacional, classificado como “inimigo do povo”.

Aprovação na Câmara dos Deputados

A votação do projeto ocorreu na madrugada da última quarta-feira (10). Às 2h26, o plenário aprovou o texto por 291 votos a favor, 148 contra e uma abstenção.

O projeto prevê a redução de penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 contou com apoio de mais de dois terços da bancada mineira na Câmara dos Deputados.

A sessão foi marcada por clima de confronto, com relatos de repressão a jornalistas, retirada de profissionais de imprensa do plenário e interrupção do sinal da TV Câmara. Durante a confusão, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da mesa diretora após protestar contra o andamento de seu processo de cassação.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...