Ouvindo...

Após pedido de prisão da PGR, Bolsonaro publica Trump defendendo-o: ‘um homem honesto’

De acordo com a acusação da PGR, o ex-presidente foi o líder político de um plano golpista que envolveu militares, políticos, policiais e servidores públicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, na noite desta terça-feira (15), imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele é “um homem honesto” e que o processo judicial contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) seria “uma caça às bruxas”. A publicação acontece no dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à Corte que o ex-presidente seja condenado a até 43 anos de prisão.

“O presidente Bolsonaro é um homem bom. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto”, diz Trump nas imagens divulgadas por Bolsonaro.

De acordo com a acusação da PGR, o ex-presidente foi o líder político de um plano golpista que envolveu militares, políticos, policiais e servidores públicos. O objetivo era impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo após a derrota nas urnas.

A denúncia afirma que Bolsonaro atuou de forma “consciente, voluntária e decisiva” para que a tentativa de golpe fosse colocada em prática. Ele é acusado de ter usado o prestígio do cargo e a estrutura do governo para minar a confiança nas eleições e criar um ambiente favorável à ruptura democrática.

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira, Bolsonaro afirmou estar indignado com a acusação. “Eu estou indignado (com as alegações finais da PGR) [...] Que acusação é essa? Que fumaça é essa? Querem me condenar a 43 anos de cadeia por isso? Não houve nem tentativa, nem cogitação de nada”, disse.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.