O Projeto de Lei (PL) 270/2025, que declara o concurso
De autoria do vereador
O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, e também de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. No entanto, o PL ainda não teve parecer emitido pela Comissão de Legislação e Justiça, responsável por avaliar a constitucionalidade das propostas.
Briga por “paternidade”
O Comida di Buteco foi, em setembro,
Em maio, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um decreto reconhecendo o concurso como manifestação cultural da cidade. A proposta, reivindicada pela vereadora
Na ocasião, a parlamentar se apresentou como autora da indicação que originou o decreto. Trópia chegou a apresentar um projeto de lei, mas o Executivo publicou o decreto antes da conclusão da tramitação da proposta.
Em agosto, a prefeitura publicou a inclusão do Comida di Buteco no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município, mencionando, no próprio Diário Oficial do Município (DOM), o projeto de lei de autoria do vereador Sargento Jalyson.
Nas redes sociais, o parlamentar reivindicou a autoria da proposta, apresentando-se como “autor do projeto” que inseriu o evento no calendário oficial, e afirmou: “Filho bonito, muita gente quer ser pai (ou mãe)”.
O projeto, de autoria do vereador do Partido Liberal, está previsto para votação em Plenário nesta terça-feira. Se aprovado, o texto ainda precisará retornar às comissões da Câmara antes de ser analisado novamente, em segundo turno.