O grande vencedor da edição de 25 anos do Comida di Buteco em Belo Horizonte foi revelado na noite desta segunda-feira (26), durante evento realizado no Mercado Central, no coração da capital mineira.
Segundo a organização do evento, a
O bar
Para visitar os campeões, o endereço é Rua Álvaro Mata, 466, bairro Nova Cachoeirinha.
A escolha do campeão foi feita pelo público, que pôde experimentar os petiscos concorrentes entre os dias 11 de abril e 11 de maio. Durante esse período, frequentadores e jurados visitaram os estabelecimentos e atribuíram notas de 1 a 10 em quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco — sendo este último responsável por 70% da nota final. Os demais quesitos somam 10% cada. A avaliação foi dividida entre voto popular (50%) e nota dos jurados (50%).
O ganhador celebrou a vitória e agradeceu: “Queria agradecer o Comida di Buteco, fiz muitos amigos, eu agradeço, Deus é bom demais! Era pra ter fechado as portas e o comida de buteco reabriu, esse prato é de todo mundo, somos bicampeões”, disse emocionado.
“Queria também agradecer meu parceiro Thiago (gerente) que tá há 11 anos com a gente”, completou o dono do bar Bicampeão.
Outros bares vencedores
O vice campeão da edição de 25 anos da competição é o “Andrade’s Beer” com o prato “Chora canelinha”, um ossobuco com purê de batatas, acompanhado de torradas de alho-poró. O bar está na Rua Dona Geni, 32 | Jardim Florência (Venda Nova).
A “medalha de bronze” do Comida do Buteco ficou com o bar Nosso Spetim com o “Língua de dois amores” que é uma língua ao molho madeira, com fatia de pães e um espetinho de medalhão de batata recheada com queijo minas acompanhado de geleia biquinho. O estabelecimento está localizado na Rua dos Astecas, 3219, no bairro Santa Mônica.
Já o quarto lugar, o vencedor foi o bar Sinhá Erozitha Bistrôteco com o prato "Êêêê Lasqueira!!!”. O prato consiste em uma panturrilha suína no molho de legumes grelhados. O ganhador do quarto lugar fica na rua Santo Amaro 257 no bairro Sagrada Família, na região Oeste de BH.
Em quinto lugar ficou o bar Choperia América Norte Sul com o prato Sardinha Surprise, que é um peixe empanado com queijo e com mais queijo no recheio e acompanhando o jiló à milanesa. O bar fica na rua Chico Rei, 190, no bairro Estrela do Oriente.
O melhor buteco na categoria homenagem, foi o bar do Nelson, que ganha também imunidade pro concurso de 2026, e está automaticamente presente na competição do próximo ano. O critério principal para a avaliação é a criatividade do prato.
Além da celebração, o concurso também movimenta o cenário gastronômico local com um sistema de renovação: os 25 últimos colocados são automaticamente desclassificados da edição seguinte, promovendo uma constante mudança na rota dos bares e estimulando a competitividade.
Última edição
Em 2024, o Espetinhos do Paulão ganhou com o prato “Boi Bandido” — uma combinação de costela bovina, milho verde e mandioca cozida na manteiga, acompanhada de farofa da casa. O segundo lugar ficou com o bar Casa da Madrinha, com o prato “Orai por Nós”, seguido pelo Andrade’s Beer, que apostou em uma costelinha com ora-pro-nóbis à mineira.
Desde 2016, os campeões de cada um dos 27 circuitos espalhados pelo país são reavaliados por um novo corpo de jurados, que elege o melhor boteco do Brasil. O grande vencedor nacional será conhecido em julho, durante uma cerimônia especial em São Paulo.