O Comida di Buteco, concurso gastronômico que celebra a cultura dos bares e botecos, inicia sua 25ª edição nesta sexta-feira (11) em Belo Horizonte. O evento, que se estende até 11 de maio, conta com a participação de 125 estabelecimentos na capital mineira, número escolhido em homenagem aos 25 anos do concurso.
Nascido em Belo Horizonte, o Comida di Buteco expandiu-se e hoje é realizado em 27 circuitos espalhados pelo país. Em Minas Gerais, além da capital, participam bares do Vale do Aço, Triângulo Mineiro, Poços de Caldas, Juiz de Fora e
Tema livre e homenagens
Nesta edição comemorativa, o tema para os pratos concorrentes é livre, mas os participantes devem fazer uma homenagem ao
Os pratos concorrentes têm preço fixado em R$ 35, valor considerado acessível pelos organizadores para incentivar os clientes a visitarem diversos estabelecimentos. A variedade gastronômica promete agradar a todos os paladares, com destaque para pratos típicos mineiros, opções vegetarianas e receitas que resgatam a cozinha de raiz.
Votação e premiação
O público pode votar nos bares participantes, avaliando quatro quesitos: atendimento, higiene, temperatura da bebida e qualidade do petisco. A votação é aberta a todos, inclusive crianças que possuam CPF ou RG, desde que experimentem o prato concorrente.
Ao final da competição, será escolhido o melhor boteco de cada um dos 27 circuitos, que disputarão o título de melhor bar do Brasil. A coordenação do evento em Minas não esconde a torcida para que um estabelecimento de Belo Horizonte conquiste o título nacional neste ano de celebração.
Como homenagem especial aos 25 anos, o Bar do Careca, primeiro campeão do Comida di Buteco, participa desta edição como convidado, sem concorrer à premiação.