Ouvindo...

Espetinhos do Paulão: conheça a história por trás do vencedor do Comida di Buteco 2024

Com um prato que leva costela bovina, pedaços de milho verde, mandioca cozida na manteiga e farofa da casa, o estabelecimento ganhou o prêmio do renomado concurso em BH

O que começou como um carrinho de lanche de rua, que vendia cachorro-quente e espaguete na chapa - aqueles do tipo “podrão” - acabou se transformando em um boteco famoso da capital. Isso não só pela gastronomia e hospitalidade que preservam a tradição mineira, mas também por ter se consagrado como o mais novo ganhador do Comida di Buteco 2024 de BH. Este é o Espetinhos do Paulão.

E o prato ganhador foi o Boi Bandido, uma verdadeira iguaria que une alguns dos ingredientes mais típicos e saborosos da nossa culinária mineira: costelinha bovina que desmancha na boca, espigas de milho verde mergulhadas no caldinho da carne e mandioca cozida na manteiga. E para acompanhar, não podia faltar a farofinha da casa especial, com cebola frita, tempero, alho e sal, colorau e alho desidratado.

Prato ganhador do Comida di Buteco 2024 foi o Boi Bandido do bar Espetinhos do Paulão

Leia também

Dois irmãos

Paulão era o dono do antigo carro de lanches. Ele sempre gostou da parte mais ligada à culinária: de botar a mão na massa e cozinhar. Seu irmão, Alexandre, trabalhava numa empresa, de onde herdou seu olhar de empreendedor. Ao sair da empresa, resolveu abrir uma vendinha de bebidas para obter sua renda.

Para juntar o útil ao agradável, Paulo e Alexandre tiveram a ideia de se unir. Enquanto o primeiro comandaria a parte criativa e gastronômica do trailer de lanches, o segundo passaria a fornecer as cervejas, além de oferecer sua expertise empreendedora para gerir o estabelecimento que começava a se delinear naquele momento.

A freguesia foi aumentando, o negócio foi crescendo. Foi aí que os irmãos resolveram se estabelecer em um ponto fixo. Cerveja gelada, espetinhos, petiscos, mesas espalhadas pela calçada. Assim, surgiu o Espetinhos do Paulão, o buteco raiz de Minas - ou “copo sujo”, como chamaria o dicionário popular mineiro.

Prêmio depois do 2º lugar

Como o próprio nome sugere, o Espetinhos do Paulão, inicialmente, tinha espetinhos como carro-chefe. Depois, à medida que o barzinho foi crescendo, os irmãos resolveram investir mais na pegada do “buteco”, trazendo pratos variados que refletem os sabores mineiros. E fizeram sucesso.

Em 2023, se inscreveram para o Comida di Buteco com o prato Maçã do Pecado, que leva maçã de peito com batata bolinha salteada de cheiro verde e pimenta biquinho e, como acompanhamento, torrada ao azeite conservado de ervas e alho desidratado. Nessa vez, bateram na trave: ficaram no segundo lugar do concurso.

Enfim, no ano seguinte, depois de se aperfeiçoar ainda mais, o Espetinhos do Paulão conquistou o primeiro lugar com o Boi Bandido. E vale lembrar que, além do prato, o concurso avalia também outros aspectos, como atendimento, higiene do local e a temperatura das bebidas.

Pelo visto, além de um uma gastronomia que combina autenticidade e mineiridade, trazendo um sabor inconfundível, o Espetinhos do Paulão é também um clássico buteco belorizontino, onde a hospitalidade mineira se faz presente pelo atendimento acolhedor, pela cerveja sempre gelada e pelo ambiente aconchegante e bem cuidado - mesmo mantendo o charme peculiar de um barzinho “copo sujo”! É realmente uma combinação de sucesso que agrada a todos os gostos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.