O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que as
Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, Boulos aparece ao lado do ex-ministro José Dirceu (PT) e considera que o momento é muito grave.
“É muito grave o momento de ataque à soberania nacional. Recebemos a notícia de que a representante do governo dos EUA, em nome do Donald Trump, citando o Brasil, dizendo que além das sanções econômicas poderão usar táticas e iniciativas militares. O Brasil é um país soberano. Sabemos que os EUA sempre tratou, não só o Brasil, como a América Latina como quintal deles”, afirmou Boulos.
Na terça-feira (9), questionada por jornalistas sobre possíveis novas retaliações ao Brasil caso Bolsonaro seja condenado, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, negou que mais sanções econômicas estejam em discussão pelo governo americano. Ela ressaltou, no entanto, que para Trump a liberdade de expressão é uma prioridade.
José Dirceu afirmou que o momento é de união e apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para garantir o respeito à soberania nacional.
“Independente de partido político e classe social, o que está em jogo é a soberania do Brasil. O ataque foi a nossa economia, agora o ataque pode ser até militar, a porta-voz foi muito clara. O Brasil vai se defender e seguirá defendendo. Vamos lutar e manter nossa soberania e nossa independência”, disse Dirceu.