Ouvindo...

Ao lado de José Dirceu, Boulos afirma que EUA trata América Latina como ‘quintal de sua casa’

Deputado do PSOL e ex-ministro petista gravaram vídeo criticando declaração de porta-voz da Casa Branca

Guilherme Boulos e José Dirceu gravaram vídeo criticando fala de porta-voz do governo Trump

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que as declarações da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, demonstram que os Estados Unidos tratam os países da América Latina como quintal de sua casa.

Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, Boulos aparece ao lado do ex-ministro José Dirceu (PT) e considera que o momento é muito grave.

“É muito grave o momento de ataque à soberania nacional. Recebemos a notícia de que a representante do governo dos EUA, em nome do Donald Trump, citando o Brasil, dizendo que além das sanções econômicas poderão usar táticas e iniciativas militares. O Brasil é um país soberano. Sabemos que os EUA sempre tratou, não só o Brasil, como a América Latina como quintal deles”, afirmou Boulos.

Na terça-feira (9), questionada por jornalistas sobre possíveis novas retaliações ao Brasil caso Bolsonaro seja condenado, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, negou que mais sanções econômicas estejam em discussão pelo governo americano. Ela ressaltou, no entanto, que para Trump a liberdade de expressão é uma prioridade.

José Dirceu afirmou que o momento é de união e apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para garantir o respeito à soberania nacional.

“Independente de partido político e classe social, o que está em jogo é a soberania do Brasil. O ataque foi a nossa economia, agora o ataque pode ser até militar, a porta-voz foi muito clara. O Brasil vai se defender e seguirá defendendo. Vamos lutar e manter nossa soberania e nossa independência”, disse Dirceu.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.