Ouvindo...

Alcolumbre tira CPI da gaveta para investigar crime organizado após megaoperação no RJ

Comissão será instalada na terça e vai apurar a atuação de facções e milícias no país

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (29) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado será instalada na próxima terça-feira (4). O colegiado vai investigar a estruturação, a expansão e o funcionamento de facções criminosas e milícias em todo o país.

A decisão ocorre um dia após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que terminou com mais de 100 mortos nas comunidades da Penha e do Alemão - a ação mais letal da história do estado.

Protocolada a mais de um ano, a CPI teve seu pedido de abertura lido em plenário, a partir de uma iniciativa do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo Alcolumbre, a definição da data foi acordada com o autor da proposta.

Leia também

“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou o presidente do Senado em nota.

A comissão deve começar os trabalhos com a escolha do presidente e do relator e, em seguida, definir o plano de investigação. A expectativa é que o colegiado convoque autoridades da segurança pública, representantes do Ministério da Justiça e governadores de estados mais afetados pela atuação do crime organizado.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio