O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (29) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado será instalada na próxima terça-feira (4). O colegiado vai investigar a estruturação, a expansão e o funcionamento de facções criminosas e milícias em todo o país.
A decisão ocorre um dia após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que terminou com mais de 100 mortos nas comunidades da Penha e do Alemão -
Protocolada a mais de um ano, a CPI teve seu pedido de abertura lido em plenário, a partir de uma iniciativa do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo Alcolumbre, a definição da data foi acordada com o autor da proposta.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou o presidente do Senado em nota.
A comissão deve começar os trabalhos com a escolha do presidente e do relator e, em seguida, definir o plano de investigação. A expectativa é que o colegiado convoque autoridades da segurança pública, representantes do Ministério da Justiça e governadores de estados mais afetados pela atuação do crime organizado.