Ouvindo...

Alcolumbre lê requerimento e Senado terá CPI para investigar crime organizado no Brasil

Comissão foi proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e também vai apurar atuação da milícia

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (esq.), e o senador Alessandro Vieira (dir.), autor da CPI

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), leu nesta terça-feira (17) o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de organizações criminosas e milícias no país

A CPI foi proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e agora depende da indicação de seus integrantes pelos líderes partidários para ser instalada. O colegiado será composto por 11 membros titulares e sete suplentes, com prazo de funcionamento de 120 dias.

Leia também

Segundo Vieira, o objetivo é apurar o “modus operandi” das facções criminosas e propor soluções de combate ao crime organizado.

“O crime organizado hoje domina o território brasileiro em proporção cada vez mais crescente. O crime organizado no Brasil está inserido em atividades econômicas relevantes”, disse o parlamentar, em discurso no plenário.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.