Ouvindo...

AGU pede arquivamento de ação que questiona gastos de Janja em viagens

Ação foi solicitação do vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR) e do advogado Jeffrey Chiquini

Governo gasta mais de R$ 200 mil para Janja ir às Olimpíadas | CNN Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou à Justiça Federal de Brasília, na última sexta-feira (27), um pedido de arquivamento de uma ação que pretende impedir o uso de dinheiro público e de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para as agendas internacionais da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. A informação é do Estadão.

A ação foi movida pelo advogado Jeffrey Chiquini e pelo vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo-PR), de 21 anos. Eles alegam que as viagens internacionais da primeira-dama são uma “afronta direta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência administrativa”, já que ela seria uma pessoa “sem vínculo com o serviço público”.

Leia também

O advogado e o vereador protocolaram a ação em maio deste ano, contestando as viagens realizadas a Nova York, em março de 2024; a Roma, em fevereiro e abril de 2025; a Paris, em março de 2025; e a Moscou e São Petersburgo, também em maio de 2025. De acordo com Janja, os deslocamentos ocorreram no contexto de compromissos oficiais e em representação do Brasil.

As viagens foram autorizadas por decretos presidenciais.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia