O deputado federal e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, novo presidente nacional do PSDB, defendeu que o partido é uma “ilha programática num oceano de partidos pragmáticos” e enfatizou a necessidade de fortalecer o centro político no Brasil. As declarações ocorreram em entrevista à CNN.
O tucano ainda pontuou que existe um eleitorado que busca opções além da atual polarização política no Brasil, e que “existe vida inteligente além desses extremos”.
Aécio criticou o modelo político atual, e disse que, hoje, agremiações se fortalecem principalmente através de fundos eleitorais e cargos governamentais. O modelo, segundo ele, serve apenas para ampliar bancadas e garantir mais recursos, sem compromisso com programas políticos específicos.
Na entrevista, Aécio ainda falou sobre potenciais alianças com diferentes partidos, inclusive o Podemos, com quem, de acordo com ele, o PSDB teve um “noivado longo”, e setores mais ao centro do MDB, que não estariam alinhados com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com objetivo de “reconstruir” o partido, o tucano defendeu que ao retomar o diálogo com o eleitorado de centro, o PSDB poderá atrair movimentações de diversos partidos, tanto da centro-esquerda, quanto da centro-direita.
Sobre as perspectivas futuras, Neves afirmou que o PSDB manterá sua posição centrista mesmo que isoladamente. O político indicou que nos próximos meses poderá apresentar propostas mais concretas sobre possíveis alianças eleitorais.