Ouvindo...

Zambelli entra na lista vermelha da Interpol e é considerada foragida internacional

A decisão foi tomada após a parlamentar deixar o país, menos de um mês depois de ser condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos e oito meses de prisão

Deputada Carla Zambelli anunciou na terça-feira (3) que deixou o Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol nesta quinta-feira (5), a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais: Após se dizer ‘intocável’ na Itália, Zambelli enfrenta reação de políticos locais

Com a medida, Zambelli passa a ser considerada foragida internacional em 196 países e pode ser presa fora do Brasil. A decisão foi tomada após a parlamentar deixar o país, menos de um mês depois de ser condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos e oito meses de prisão por associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Leia também

Além da inclusão na lista da Interpol, Moraes decretou a prisão preventiva de Zambelli, determinou o bloqueio de seus bens, salários, contas bancárias, imóveis, veículos, embarcações e aeronaves, além da suspensão de seus passaportes.

O ministro também ordenou que plataformas como Meta, X (antigo Twitter), Telegram, YouTube, TikTok, LinkedIn e Gettr removam todos os perfis da deputada em até duas horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, o que já ocorreu em algumas redes da parlamentar.

A Procuradoria-Geral da República solicitou a inclusão de Zambelli na lista vermelha para garantir a aplicação da lei penal, mesmo sem antecipar o cumprimento da pena.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio