Ouvindo...

Carla Zambelli: após se dizer ‘intocável’ na Itália, deputada enfrenta reação de políticos locais

Deputado italiano publicou vídeo em redes sociais pedindo providências ao governo italiano antes mesmo da chegada da brasileira ao país

Deputada Federal Carla Zambelli

Antes mesmo de chegar à Itália, onde pretende residir após ter sido condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) já enfrenta a reação de políticos do país. Por ter cidadania italiana, a parlamentar disse ser “intocável” na nação europeia.

Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (4), o deputado Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, afirmou ter pedido esclarecimentos ao governo italiano sobre a intenção de colaborar com as autoridades brasileiras para a extradição de Zambelli.

Leia também

“Não se pode usar a cidadania italiana para escapar de uma condenação. A Itália, portanto, corre o risco de se tomar um paraíso para gente condenada. Aguardamos uma resposta clara do governo italiano em caso que pretenda extraditar Carla Zambelli para o Brasil”, declarou Bonelli.

Hoje, o ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a prisão preventiva da deputada. Além disso, o magistrado ordenou o bloqueio de passaporte, bens, redes sociais e veículos de Zambelli, impôs multa diária de R$ 50 mil e pediu sua inclusão na lista da Interpol.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.